Inventário Físico

O inventário físico é uma ferramenta estratégica para a gestão das organizações. Ele assegura a confiabilidade das informações contábeis, mas vai além: permite controlar o patrimônio, otimizar a gestão de estoques, identificar perdas e definir com precisão o que comprar, quando comprar e em que quantidade. Ao proporcionar maior transparência e eficiência, o inventário contribui diretamente para a redução de custos, a tomada de decisões assertivas e a valorização do patrimônio. Na BSTM, nosso time especializado atua com rigor técnico e visão prática, sempre comprometido em superar expectativas e gerar valor real para os clientes.

Inventário rotativo

Contagem periódica do estoque, ideal para empresas com alto giro, proporciona atualizações constantes em intervalos de tempo predefinidos.

Inventário parcial ou dinâmico

Contagem parcial do estoque, ideal para empresas que precisam de um controle específico de determinado produto.

Inventário cíclico

Contagem periódica voltada à segurança da base de dados da empresa. Garante o alinhamento constante entre o volume físico dos produtos e os registros contábeis.

Inventário anual

Contagem ao fim do exercício fiscal. Abrange todos os bens ou mercadorias, servindo de base para o balanço anual e para decisões do novo período.

Inventário geral

Inventário completo, que envolve a contagem de todos os bens e estoques da empresa. Comumente utilizado para avaliar o patrimônio e o saldo real do estoque.

Gestão ativo imobilizado

Através da terceirização de mão de obra, a BSTM aloca profissionais capacitados para as atividades rotineiras dos setores de Patrimônio, Estoque e Logística.

Nossos profissionais especialistas trabalham de forma eficiente, trazendo soluções cotidianas de qualidade.

Conciliação e Avaliação Contábil

Relatórios contábeis relacionados ao inventário do seu negócio. 

Algumas empresas precisam elaborar e divulgar demonstrações financeiras relacionadas ao Inventário Patrimonial ou de Estoque do empreendimento. Nesses casos, utilizam-se como base as seguintes Normas dos Comitês de Pronunciamentos Contábeis.

CPC01: Dispõe sobre registro contábil dos ativos de uma empresa Ele assegura que os bens, a longo prazo, não sejam documentados por um valor maior ao que pode ser recuperado. Também tem como objetivo indicar os processos para o Teste de Recuperabilidade.

ICPC10: Para manter a gestão patrimonial eficiente, é necessário contabilizar o custo atribuído. Para isso, é feito um ajuste no ativo, calculado sobre a vida útil remanescente e o valor residual previsto.

CPC27: Dispõe sobre o ativo imobilizado. Para que um bem do seu negócio esteja incluído nessa categoria, ele precisa ser tangível, seu destino deve ser produção, aluguel ou fins administrativos e não deve ser descartável, sendo utilizado por um período mínimo de 20 meses.

CPC46: Dispõe sobre o Valor Justo de um bem e caracteriza-se por ter uma avaliação de acordo com o mercado. É feito para um determinado ativo ou passivo e deve ser contabilizado.

Fale conosco.

Quer mais informações de como podemos te ajudar? Mande sua mensagem!

© 2025 BSTM Consultores. Todos os direitos reservados.